quinta-feira, 6 de junho de 2013

Crianças podem pesquisar sobre a história de suas famílias na Festa do Imigrante

MÔNICA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA FOLHA
Roteiro da Semana São Paulo recebeu portugueses, italianos, libaneses, japoneses...E ainda hoje recebe diversos imigrantes.
Para celebrar as culturas de várias partes do mundo, a Festa do Imigrante reúne gastronomia, música, dança e artesanato de 36 nacionalidades.
Mais de 30 barracas oferecem comidas típicas, de bolinhos portugueses de bacalhau a pratos pouco conhecidos, como a chicha morada (um suco peruano feito de milho roxo).
Já as crianças podem se divertir com contação de histórias e lendas dos cinco continentes na tenda "Faz e Conta".
E que tal pesquisar sua origem e conhecer mais sobre sua família? Nos computadores, é possível consultar o acervo digital do Museu da Imigração ou conferir as listas de imigrantes que desembarcaram no porto de Santos entre 1888 e 1973.
"O acervo contém documentos da Hospedaria do Imigrante, por onde passaram mais de 2,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1998", conta Marília Bona, diretora-executiva do Museu da Imigração.
"É importante conhecer sua própria história, saber de onde vem e também conhecer as diferentes culturas das pessoas que vivem em São Paulo e que influenciam nossa vida. Até para entender, por exemplo, por que temos o hábito de comer macarronada no domingo", diz Marília.

Divulgação
Meninas do grupo de danças paraguaias Alma Guarany
Meninas do grupo de danças paraguaias Alma Guarany
ANOTE NA AGENDA
"18ª Festa do Imigrante"
Quando: 8 e 9/6, das 10h às 16h
Onde: Arsenal da Esperança (r. Dr. Almeida Lima, 900, Mooca; tel: 0/xx/11/3311-7700)
Quanto: de R$ 3 a R$ 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado!!!