terça-feira, 19 de agosto de 2014

T.C.A EM AÇÃO 

"TRABALHO DE OUTRA ESCOLA"

          Os alunos do 9ºano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Pegoraro estão a todo vapor nas pesquisas de organização dos Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCA) que, a partir deste ano, se tornam obrigatórios para a obtenção da conclusão do Ciclo Autoral, antigo Ensino Fundamental. O tema do trabalho que a turma decidiu produzir é “Dracmas - O outro lado da favela”.

          A EMEF Padre José Pegoraro fica no bairro do Grajaú, a 30 quilômetros de distância do marco zero da capital paulista. Em localização geográfica privilegiada, a unidade fica próximo às margens de duas importantes represas paulistanas, Guarapiranga e Billings, e também de uma das poucas áreas preservadas da Mata Atlântica na cidade de São Paulo.

          A temática do TCA surgiu em decorrência de um trabalho produzido pela unidade no ano de 2013, nas aulas de geografia do professor Carlos Alberto Amorim. Nas aulas os alunos estudaram, entre outras coisas, o processo de urbanização do bairro do Grajaú e o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da população. Na pesquisa, os alunos constataram que o IDH do bairro é um dos mais baixos do Brasil. Em contrapartida, descobriram que outros bairros de São Paulo, como o Jardim Europa, possuem índices semelhantes a cidades europeias.

          O trabalho desenvolvido no ano passado resultou em um documentário produzido pelos alunos chamado “Grajaú: onde a minha história começa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado!!!