quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Livro infantil resgata o afeto como ingrediente indispensável para a cozinha

A escritora Lycia Kattan, em "Um Domingo na Cozinha", nos traz uma crítica muito bem humorada sobre a comida industrializada e a mecanização exagerada da cozinha.
Uma típica e moderna família de classe média se vê às voltas para fazer um superagrado de Dia das Mães. Trata-se de um robô que resolve todos os "problemas" da cozinha: o S.A.N.D.R.O. ("Super Auto New Design Rare Overcooking Machine", em inglês), que é um sonho de consumo e promete fascinar a mamãe.



Ilustração do livro " Um Domingo na Cozinha"
Ilustração do livro " Um Domingo na Cozinha"
O que acontece com o robô é que, semelhantemente a muitos produtos industrializados ou produzidos unicamente por máquinas, a aparência é excelente, mas o sabor fica devendo.
O recado --muito pertinentemente-- resgata o afeto como ingrediente indispensável para a construção do sabor. Em suma, cozinhar é um ato de amor, e não um ato mecânico.
Daniel Kondo desenha com um traço "vintage", que parece os da publicidades dos anos 1960-70. A relação entre o texto e a imagem dá ao livro uma dinâmica que prende a atenção.
No fim do livro, um capítulo traz receitas para o leitor colocar a mão na massa. Elas são simples e despertam o interesse das crianças.
"UM DOMINGO NA COZINHA"
AUTORA Lycia Kattan
EDITORA Companhia das Letrinhas
PREÇO R$ 39,50
INDICAÇÃO a partir de 6 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado!!!