segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Como criar um Blog pessoal

.
Dicas breves de como criar seu próprio blog...

Fazer diário pessoal é um costume antigo .
Quem nunca escreveu na agenda ou em um caderno fatos, fofocas e momentos especiais, escreveu sobre aquele passeio ou festa?

Muitos já fizeram isso. A geração internet passou a fazer isso por meio de Blogs e outros usam o orkut, uma rede social muito utilizada sobretudo pelos mais jovens, por meio de comunidades pessoais.

Blog é a contração da expressão inglesa Weblog.
Log = diário, weblog = diário mantido na internet por um ou mais autores regulares.

Os blogs encontrados hoje na net registram desde uma viagem até mesmo a vida cotidiana de uma pessoa. Outros se dedicam a escrever tudo sobre um ídolo, outros são usados como jornais virtuais, outros como páginas escolares como é o Blog do Adhemar

Os blogs permitem que outras pessoas saibam o que estamos fazendo ou o que gostamos.

A entrevista abaixo foi feita com o Professor Christian do 2º ano B: .


Blog do Adhemar: O que são blogs?
Prof. Christian: Blogs são como pequenos cadernos ou diários pessoais, mas com maiores possibilidades pois álém de textos podem ter músicas, vídeos, links para outros sites e não necessitam que os seus usuários e donos tenham grandes conhecimentos de construção de sites, uso de linguagens de programação e de internet (HTML, Java, Flash...).


Blog do Adhemar: Como montar um blog?
Prof Christian: Existem blogs que são pagos e outros gratuitos. A maioria permite que em poucos minutos o usuário, o interessado possa publicar, postar, seus primeiros assuntos de forma simples. Muitos inclusive são parecidos uns com os outros.

O Blog do Adhemar foi feito no Blogspot (http://www.blogspot.com/) que é integrado ao Google. Mas existem outros formatos como o do Wordpress (http://wordpress.com/), onde o meu blog está hospedado e o Site da escola, que em breve estará no ar.
Hoje é ainda possível colocar vídeos do Youtube para rodar dentro do seu próprio blog..


Blog do Adhemar: Que conteúdo manter no meu blog?
Prof. Christian: Isso deve ser definido pelo seu dono quando for cirar o Blog. O nome já ajuda as pessoas que navegam, usam a internet a se interessarem por ele. Depois a sua descrição, palavras-chave, e URL (endereço do site).

Você escolhe o assunto ou os assuntos mas não adianta escrever sobre o assunto Blog por exemplo e na palavra escola somente colocar escola.
As palavras chaves são importantes pois através delas quem pesquisa na internet poderá achar seu site. São uma espécie de propaganda
Hoje o Blog do Adhemar é referência no Google por isso. Sempre coloca-se o assunto com o nome da escola e o bairro. Isso tem funcionado e o número de acessos aumentado
Não adiantaria colocar como palavra chave em um Blog "esportes radicais" e escrever sobre Xadrez. Você não atrairá na pesquisa os interessados neste tema e os outros como vêem que você escreve sobre coisas diferentes do que anuncia nunca mais vai ler seu blog.
E também não adianta você escrever ou publicar de vez em quando apenas. O número de acessos será pequeno.
Mas sempre lembre-se do objetivo que você teve ao fazer seu blog.

Blog do Adhemar: Meus amigos podem comentar no meu blog?
Prof Christian: Isso depende do seu desejo. Você poderá autorizar ou não comentários, O da Escola e o meu tem este filtro para evitar publicações indevidas, pessoas mal intencionadas ou assuntos que não tem nada a ver com o texto ou assunto que ali foi colocado.

Um comentário:

  1. Parabéns pessoal do Adhemar, adorei a postagem. É muito interessante esse tipo de informação em um blog de escola. A maioria das pessoas utilizam o blog apenas para postar fotos, mas para isso tem o orkut.
    A gama de informações de utilidade para a comunidade escolar que pode ser colocada neste espaço é imensurável.
    Gostaria de trocar mais experiencias e informações com vocês, apesar de pertencermos a coordenadorias diferentes.
    Um forte abraço e novamente parabéns!
    Profª Dora - EMEF Des. Teodomiro Toledo Piza
    DRE Capela do Socorro

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recado!!!